Shiatsu dói?
- Luciano Matos
- 15 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
A técnica de massagem conhecida como Shiatsu trata do corpo trazendo muitos benefícios importantes e preventivos.
Sempre que participamos de uma sessão de massagem podemos sentir o corpo dolorido em determinadas regiões. Isto ocorre por que aquela região tensa que precisou ser estimulada estava com maior acúmulo de energia bloqueada, o que causa dor, tanto no momento do toque quanto após a massagem.
Algumas pessoas alegam que o Shiatsu dói, só que esta é uma técnica que implica em alongamento e pressão de determinados pontos específicos do corpo, e é recomendada em casos de cefaleia, enxaqueca, dor lombar, torcicolo e outros casos comuns a estes.
A técnica de Shiatsu não provoca dor, principalmente quando o técnico é um especialista, o cliente está numa posição confortável e, usa roupas adequadas ao processo de massagem, já que as mãos do terapeuta não deslizam sobre a pele do cliente como em outras técnicas, e a massagem é feita sobre a própria roupa do corpo.
O Shiatsu pode ser aplicado sobre tatames ou esteiras de palha no chão, por isso é importante se certificar do conforto do cliente para evitar a sensação de incômodo durante a aplicação da massagem.

BENEFÍCIOS DO SHIATSU
Esta técnica possui diversos benefícios ao receptor, entre estes benefícios do Shiatsu temos:
Sensação de bem estar
Relaxamento
Alívio do estresse
Depressão
Ansiedade
Medo
Alívio da dor muscular
Melhora da enxaqueca
Restabelecimento da energia
Melhora da postura
Regulagem do funcionamento dos órgãos (intestino, prisão de ventre…)
Regulagem da pressão arterial (pressão baixa ou pressão alta)
Anemia
Outros…
Em casos de pessoas que, devido a idade ou por conta de um acidente, se tornaram incapazes de se exercitar, o Shiatsu é indicado para compensar esta falta de movimentação, realizando os movimentos necessários para evitar inflamação das articulações e atrofia muscular.
Esta técnica também permite que ocorra uma melhora na circulação sanguínea, atividade que revigora o funcionamento do coração. Também favorece o aumento de glóbulos vermelhos do sangue e previne a anemia. Trata-se de um método terapêutico preventivo de doenças que não possui contraindicação.