LUCIANO MATOS
massagem relaxante
Massagem e bem-estar
O poder do toque das mãos... Um convite à qualidade de vida.
Por que fazer massagem?

Se você está de pé o dia todo ou 'acorrentado' a uma mesa, não há melhor maneira de relaxar do que uma massagem nos pés, pescoço e ombros. Recentemente, os cientistas descobriram mais um motivo para entrar neste simples prazer. A massagem pode diminuir depressão, pressão arterial e até mesmo evitar resfriados. Quando foi que você fez a última massagem?
Quais os benefícios da massagem?

Massagens não são apenas gostosas, elas fazem bem, beneficiando quase todas as partes do corpo. Podemos destacar como os principais benefícios são a melhoria da circulação e do movimento. Mas vai muito além disso, a massagem pode lhe propor um bem-estar imediato por um longo período.
Veja alguns dos benefícios:
-
Combate o estresse e reduz a ansiedade
-
Combate a depressão, pois promove a sensação de bem-estar
-
Hidrata a pele diminuindo o envelhecimento precoce
-
Reduz a tensão e a dor muscular
-
Estimula a circulação sanguínea e linfática
-
Elimina toxinas e resíduos metabólicos
-
Melhora a resposta imunológica
De modo geral a massagem promove um profundo estado de relaxamento, diminui as dores musculares e cãibras. Já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células.
O que é massagem relaxante?
É uma técnica aplicada com movimentos suaves utilizando apenas as mãos na musculatura do corpo.
Durante a massagem são utilizados óleos vegetais ou cremes que auxiliam a execução dos movimentos sempre contínuos, mantendo um ritmo específico para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento.
É indicado para:
-
Alivio do estresse e ansiedade;
-
Perturbações digestivas;
-
Enxaquecas;
-
Artrose;
-
Sono excessivo ou episódios frequentes de insônia;
-
Cervicalgias, Dorsalgias e Lombalgias;
-
Problemas emocionais.
É contraindicado para:
-
Trombose Venosa Profunda (TVP);
-
Alterações cardíacas e vasculares;
-
Fraturas ósseas;
-
Febre;
-
Infecções;
-
Embolias;
-
Doenças contagiosas.
Como se preparar para uma massagem?
Para receber uma massagem, alguns cuidados devem-se levar em conta e ir preparado como:
-
Evite comer imediatamente antes da massagem, coma algo leve preferencialmente de 60 a 90 minutos antes.
-
Como a massagem é realizada com óleo diretamente sobre a pele, você ficará apenas com roupa íntima para receber a massagem.
-
Tente aproveitar ao máximo o momento da massagem, busque respirar, relaxar e evite pensar nas suas atividades cotidianas, use o momento da massagem para se desligar do mundo lá fora, assim o efeito da mesma será mais eficiente.
Acupressão - pontos chave para aliviar a dor
A Acupressão é uma terapia alternativa que pode ser aplicada para aliviar a dor de cabeça, a cólica menstrual e outras dores que surgem no dia-a-dia. Esta técnica tal como a acupuntura, tem origem na medicina tradicional chinesa, sendo indicada para aliviar dores ou para estimular o funcionamento de órgãos através da pressão de pontos específicos nas mãos, pés, e braços.
Segundo a medicina tradicional chinesa, estes pontos representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais, o que faz com que se encontrem energeticamente ligados com todo o organismo.
Para que possa usar a Acupressão para o alivio das dores e cabeça ou de tensão, estresse, cólica menstrual, alergias e enjoo, aqui ficam 4 pontos de acupressão que podem ser estimulados.
Conheça os 4 principais pontos de acupressão:
1. Para combater o estresse e a dor de cabeça
Este ponto de acupressão fica localizado entre o polegar direito e dedo indicador. Começando pela mão direita, para pressionar este ponto a sua mão deve estar relaxada, com os dedos ligeiramente curvados e o ponto deve ser pressionado com o polegar esquerdo e o dedo indicador esquerdo, de forma a que estes dois dedos formem uma pinça. Os restantes dedos da mão esquerda devem ficar em repouso, logo em baixo da mão direita.
Para pressionar o ponto de acupressão, deve começar por aplicar pressão de maneira firme, durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada, o que significa que está pressionando o local certo. Depois disso, deve soltar os dedos, durante 10 segundos, voltando depois a repetir a pressão.
Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes em ambas as mãos.

2. Para combater a cólica menstrual
Este ponto de acupressão fica localizado no centro da palma da mão. Para pressionar este ponto, deve usar o polegar e o indicador da mão oposta, colocando os dedos em forma de pinça. Desta forma, o ponto pode ser pressionado em simultâneo nas costas e palma da mão.
Para pressionar o ponto de acupressão, deve começar por aplicar pressão de maneira firme, durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada, o que significa que está pressionando o local certo. Depois disso, deve soltar os dedos, durante 10 segundos, voltando depois a repetir a pressão.
Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes em ambas as mãos.

3. Para melhorar a digestão e combater o enjoo
Este ponto de acupressão fica localizado na planta do pé, logo a baixo do espaço entre o dedão e o segundo dedo do pé, onde os ossos destes dois dedos se cruzam. Para pressionar este ponto, deve usar a mão do lado oposto, pressionando a planta do pé com o polegar e o lado oposto com o dedo indicador, de forma a que a os dedos da mão formem uma pinça que envolve o pé.
Para pressionar este ponto de acupressão, deve pressionar com força durante aproximadamente 1 minto, soltando o pé no final durante alguns segundos para repousar.
Deve repetir este processo 2 a 3 vezes, em ambos os pés.

4. Para aliviar os sintomas de tosse, espirros e alergias
Este ponto de acupressão fica localizado na parte interior do braço, na região da dobra do braço. Para o pressionar deve usar o polegar e indicador da mão oposta, de forma a que os dedos fiquem dispostos em forma de pinça em volta do braço.
Para pressionar este ponto de acupressão, deve pressionar com força até sentir uma leve dor ou pontada, mantendo a pressão durante aproximadamente 1 minuto. Passado esse tempo deve soltar o ponto durante alguns segundos para repousar.
Deve repetir este processo 2 a 3 vezes, em os braços.
Estes pontos ao serem pressionados aliviam diversos problemas como dores e cabeça ou de tensão, estresse, cólica menstrual, alergias ou enjoo, por exemplo e a técnica deve ser feita pelo menos 1 vez por dia para que seja eficiente. Quando for realizar a estimulação de pontos de acupressão é recomendado que o faça em um local confortável, onde o corpo possa estar deitado e relaxado.
Tal como acontece com a Acupuntura, a Acupressão só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico, sendo recomendado que consulte o médico para identificar e tratar a origem da dor.

Quem pode realizar acupressão
Qualquer pessoa pode praticar esta técnica em casa, porém ela não é recomendada para o tratamento de doenças que necessitam de atenção médica, e não deve ser aplicada em regiões da pele com feridas, verrugas, varizes, queimaduras, cortes ou rachaduras. Além disso, esta técnica também não deve ser usado por mulheres grávidas, sem acompanhamento médico ou de um profissional treinado.
MASSAGEM GERIÁTRICA
Massagem Geriátrica de Relaxamento
A massagem geriátrica é uma forma de massagem concebida especificamente para ir ao encontro das necessidades da população idosa. Os movimentos da massagem geriátrica são semelhantes aos movimentos da massagem geral de relaxamento, contudo a manipulação é adaptada a realidade fisiológica dos idosos.
Os benefícios da massagem em idosos são numerosos, dentre eles:
-
estimula a circulação sanguínea e linfática;
-
diminui a rigidez muscular;
-
ajuda a diminuir a inflamações que possam existir nas articulações;
-
reduz a dor localizada;
-
melhora a mobilidade e a postura;
-
alivia problemas respiratórios como asma e enfisema.
O contato periódico entre o massoterapeuta e o paciente, pode ser parte significativa desta rede de necessidades que o idoso requer.
A massagem geriátrica pode ajudar a manter ou a melhorar o estado de saúde geral, bem como restabelecer alguma amplitude de certos movimentos físicos que podem estar reduzidos devido à idade.
O idoso sabe que pelo menos uma vez por semana, receberá atenção totalmente focada no seu cuidado e bem-estar individual, ele sentir-se-á único e valorizado.
Além disso, as vantagens de desfrutar o simples prazer do toque humano, mesmo que num breve período de tempo, é impagável para muitos dos idosos solitário e deprimidos.
Características da Massagem Geriátrica:
-
sessões curtas (30 min);
-
movimentos suaves de mãos;
-
movimentos passivos e alongamentos suaves de ombros, pernas e pés;
-
massagem suaves de mãos e pés
-
descontração da região lombar e costas.

MASSAGEM INDIANA - AYURVEDA
Ayurveda, também conhecida como "A Ciência da Vida", é um sistema de medicina com origens na Índia. É uma forma de medicina alternativa em muitas partes do mundo. Continua a ser muito influente no sul da Ásia. No mundo ocidental é considerado um complementar e medicina alternativa, especialmente no uso de ervas, massagem e Yoga. Uma das formas mais populares de prática é Shirodhara, o ato de derramar lentamente óleos na testa para relaxamento e tratamento de várias condições.
O que exatamente é Ayurveda?
Ayurveda salienta a manutenção da saúde e prevenção, prestando muita atenção à dieta, equilíbrio, estilo de vida, ervas e pensamento adequado. Usando Ayurveda, você pode começar a entender como mudar hábitos e criar equilíbrio dentro de sua mente e corpo.
Cada pessoa tem um padrão único de energia que pode se tornar facilmente desequilibrado por uma grande variedade de fatores, internos e externos. Emoções, estresse, dieta, trauma, as estações, clima, relacionamentos e trabalho podem bagunçar com equilíbrio. Equilíbrio e ordem podem trazer uma maior saúde.
Em Ayurveda, há três princípios básicos que trabalham no corpo, chamado vata, pitta e kapha. Vata relaciona-se com a energia do movimento, Pitta é a energia de digestão e metabolismo e Kapha é a energia da estrutura e lubrificação. Compreender estes e trabalhar para equilibrá-los é o foco de Ayurveda.
Ayurveda e Shirodhara não são um substituto para a medicina regular, porque algumas doenças podem exigir métodos tradicionais. Em vez disso, eles podem ser usados em conjunto com a medicina tradicional para torná-lo mais forte (e, portanto, menos propensos a ser afetado pela doença) e reconstruir o seu corpo depois de ter sido tratado com drogas ou cirurgia.
